COMPANHE AS NOVIDADES PARA SEU NEGÓCIO
Receba um conteúdo selecionado em seu email, prepare-se e mantenha-se informado sobre as novidades.



SOLICITAR UM TESTE

Apps, mobile web (Sites Responsivos) ? Como são feitos? O que escolher?

Dicas
Apps, mobile web (Sites Responsivos) ? Como são feitos? O que escolher?

Na hora que vamos procurar uma empresa para desenvolver uma ideia que rode no celular (Tecnologia Mobile), iniciamos uma verdadeira viajem de termos e siglas que o leigo em tecnologia fica um pouco confuso. Chega perto da crueldade quando o consultor ou analista olha para o cliente com um ar de guerreiro Jedi e pergunta, o senhor(a) deseja que seu APP seja em: Cross-platform, mobile websites ou websites responsivos? Apps nativos ou apps híbridos? Em que plataformas IOS, Android ou Windows Phone?

Isso mesmo, informações vitais que podem impactar no sucesso do projeto como diretamente no custo. Bem, vou tentar nessa postagem dar um melhor entendimento dessas tecnologias, que de certa forma, passeamos por elas diariamente em aplicativos em nossos celulares e, por vezes, passam despercebidas. Não estarei aqui apontado ganhadores ou perdedores e sim um breve entendimento que poderá auxiliar qual ou quais plataformas a serem utilizadas para o tão sonhado projeto mobile.

  1. Cross-platform e apps hí­bridos – Quando desenvolvemos utilizando tecnologias de Cross-platform, estamos desenvolvendo em uma única linguagem de programação que servirá para diferentes sistemas operacionais (SOs). Prática muito utilizada nas empresas que facilita o desenvolvimento, o torna mais rápido e mais barato, pois o esforço acaba se tornando menor, visto que um código irá servir tanto para IOS como Android e Windows Phone. Existem diversas tecnologias no mercado que propõem atender essa demanda, como:
  2. Mobile websites ou websites responsivos – Nada mais é que um web site adaptado para rodar com tecnologia Mobile, ou seja, em tablets e celulares. Muitos usuários acham que pelo fato do site rodar no browser do celular ele são responsivos, todo site funciona em um tablet ou celular, porem se o mesmo não for responsivo, a disposição das páginas, menus e outras funcionalidades podem tornar a usabilidade de um item bem complicado para a navegação.
  3. Apps nativos – Nesse caso, a empresa desenvolverá na linguagem nativa do aparelho e somente rodará no sistema operacional nativo, como assim? Se desenvolvermos para IOS só rodará no IOS, não rodará em Android e muito menos em Windows Phone. Nesse caso, terão que ser 3 desenvolvimentos diferentes em 3 linguagens diferentes para rodar tanto no IOS, Android e Windows Phone.

Observem que em meus descritivos não quis relacionar ganhos e perdas ou eleger melhores ou piores, em minha opinião todas as tecnologias atendem muito bem o mercado e temos casos de sucessos em todas elas. Cabe a você empresário ou criador de uma startup ou desenvolvedor, analisar em cima dos requisitos tecnológicos que sua ideia ou necessidade e escolher a melhor tecnologia.

Quer uma dica? Procure empresas especializadas no mercado!!!

Comentários

comments

Entre em contato