As empresas precisam cada vez mais usar o melhor da tecnologia, criatividade e recursos humanos para fornecer um experiência que permita se relacionar com os seus clientes e, para isso, fornecer um pouco mais do mesmo não é a solução. O foco da empresa não deve ser NO cliente e sim DO cliente. É preciso entender não o que ele fala, mas o que ele pensa, sente e vive. Se pararmos para observar, as pessoas estão cada vez mais buscando economizar tempo em tudo que fazem, seja com seus celulares nas mesas dos restaurantes respondendo mensagens enquanto esperam, fazendo compras pela internet enquanto buscam o filho na escola, pedindo comida pelo aplicativo porque é mais rápido e podem fazer sem perder o jogo ou capítulo da novela… Nesse mundo altamente conectado e veloz se existe algo que ninguém quer perder é tempo.
Algumas empresas já perceberam isso. As empresas de cartão de crédito investem em sistemas mais rápidos de compra, startups criam novos aplicativos para dar agilidade para os usuários, desburocratizando mercados e criando um novo jeito de fazer o mesmo de forma mais simples e mais rápida.
E o atendimento da sua empresa já está preparado para essa nova era? Que ações você tem feito ou precisa fazer para que o resultado dessa equação seja positiva?
Separamos algumas sacadas para te ajudar a refletir:
A conveniência é a nova commodity: Seu serviço é fácil de adquirir? Que tipo de facilidade o seu processo de atendimento está ofertado para o seu cliente? Ele precisa perceber que é fácil, simples e rápido adquirir seus serviços, essa mensagem tem que chegar até seu cliente de forma que ele entenda que seu serviço demanda menos tempo dele e que ele perceba que você entende que ele tem coisas mais importantes para fazer na vida, por isso comprar na sua empresa não é uma novela.
Lembrar do MEIO é não esquecer do FIM: Se preocupar com a experiência do seu cliente no atendimento é necessariamente se preocupar com sua equipe e recursos tecnológicos adequados. O processo de atendimento tem que ser bom para quem recebe e para quem executa. Que tipo de tecnologia você tem usado para gerir o cliente no seu atendimento?
Canais de comunicação: Que tipo de canais de comunicação você dispõe para valorizar a experiência dele no mundo físico e virtual? Quando o cliente bate na sua porta, o melhor a fazer é honrar cada minuto que ele está dedicando a experimentar seus produtos e serviços, seja esse contato de forma fisica, telefone, wattsapp, e-mail, redes sociais, site. Você está pronto para construir um relacionamento com seu cliente através de recursos e mídias atuais?
Não seja SPAM: Não faça aproximação do seu cliente sem permissão, isso cria nele um sentimento de repulsa e rejeição. Conquiste o relacionamento com ele através da confiança e peça permissão para enviar-lhe qualquer informação, entenda como ele gosta de receber seu contato ou se o que você está oferecendo é relevante para ele. Uma ligação na hora errada, uma adição no grupo do wattsapp ou adição num grupo do facebook sem permissão por exemplo, pode gerar ação contrária à desejada além de criar uma resistência à sua marca.
Algumas empresas já entenderam isso mas se vêem engessadas em prosseguir com soluções por causa do alto custo ou a falta de clareza de investimento x resultado. Seja para uma solução de fila online que resolva o problema de espera no atendimento ou um site responsivo com conteúdo relevante para seu potencial cliente ou uma solução totalmente personalizada de app para um processo da sua empresa, nós da Prolins estamos prontos para gerar AÇÃO DE RESULTADO para seu negócio.
O tempo do seu cliente é ouro para ele e para você, por tanto valorize-o!