Blog Prolins

logo prolins

Esse é o primeiro artigo de uma série onde iremos compartilhar conhecimentos sobre como criar uma identidade na internet.

Ao contrário do que se imagina, manter uma identidade no universo virtual vai muito além de apenas criar um site ou uma conta nas redes sociais. Para desenvolver a cara da sua marca na internet, é necessário todo um cuidado e um planejamento.
Antônio Roberto de Oliveira, um dos maiores especialistas em branding do Brasil, argumenta: “É importante criar uma identidade com os clientes e desenvolver valores que acompanhem o planejamento estratégico e serão essenciais para o seu reconhecimento”. Por isso, antes mesmo de iniciar suas atividades na internet, defina alguns importantes passos:

  • Posicionar o segmento do seu negócio é uma das prioridades. É a partir daí que você conseguirá definir elementos essenciais para desenvolver sua linguagem online, tais como o seu público-alvo. Por exemplo: se o seu negócio é voltado para a área saúde, você sabe que profissionais do ramo serão potenciais usuários do seu site. Sendo assim, leve em consideração o que essas pessoas procuram ao entrarem em contato com a sua empresa através de um espaço virtual.
  • Sabendo para quem o seu negócio se destina, fica mais fácil desenvolver a sua persona online. As pessoas se sentem mais seguras em interagir com a sua marca quando ela possui uma personalidade própria, com um vocabulário característico. Lembre-se, também, de sempre manter consistência e fidelidade a essa persona. Quando os leitores veem firmeza em seu conteúdo e na sua personalidade, eles lhe dão mais crédito.
  • Planejar a criação do seu conteúdo é um fator essencial para se manter sempre online e, assim, fidelizar seus leitores. Pense: que tipo de conteúdo vou oferecer aos meus usuários? Se o assunto não for relevante para aquele público-alvo, suas chances de angariar visitantes para o site reduzem consideravelmente.
  • É importante notar com quais redes sociais, além do site, vale a pena se envolver. Seu público-alvo costuma acessar mais o Facebook ou o Twitter? O LinkedIn é uma rede bastante usada por ele? Perceba onde seus usuários se concentram mais e invista naquela rede.

Construir uma identidade online é algo que leva tempo e requer um planejamento bastante detalhado, como mostramos acima. Faça tudo com paciência e esteja atento ao que o seu público-alvo precisa, procurando sempre a inovação. O que o fará conquistar leitores e futuros clientes é a confiança que a sua identidade lhes transmite.