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Na semana passada, demos uma rápida introdução sobre como desenvolver sua identidade na internet, pontuando algumas dicas para isso. Hoje, desmembraremos um pouco esse assunto, focando no tópico primordial para a iniciação de qualquer negócio: o posicionamento da sua marca/empresa.

Primeiramente, para compreender essa ideia, responda a seguinte pergunta: qual posição você quer que o seu negócio ocupe no mercado? É a partir da resposta a essa questão que você conseguirá desenvolver o seu posicionamento. Em linhas gerais, posicionar-se no mercado é elaborar um conjunto de traços e valores que definam a imagem do seu negócio. Essa identidade que a sua marca terá vai se fixar na mente do consumidor, ajudando-o a reconhecer e a se lembrar da sua empresa.

Num mundo onde as informações são descartadas rapidamente, fixar a imagem do seu negócio na memória do seu cliente é uma necessidade básica e fundamental. O consumidor da atualidade precisa se identificar com uma marca e, o quão mais cheia de personalidade, clara e bem definida esta for, mais forte será o seu relacionamento com o público.

O primeiro passo em busca do posicionamento é: se a sua empresa fosse uma pessoa, como ela seria?
Digamos que você atue no setor de produtos voltados para fisioterapia. Se a sua marca fosse uma pessoa, ela seria um fisioterapeuta com alguns anos de experiência na área, especializado em reabilitação de movimentos e que está sempre se atualizando sobre as novidades do mercado, como novos equipamentos desenvolvidos por cientistas. Ao visualizar essa pessoa, fica mais fácil compreender como você quer atuar no seu ramo, como ser autoridade nele e a quem deseja atingir. O quanto mais você conhecer e dominar a sua habilidade única, reconhecendo o seu diferencial e o nicho de mercado onde quer se destacar, mais fácil será desenvolver o seu posicionamento.
No próximo tópico, trabalharemos com mais detalhes a questão do público-alvo e como direcionar suas estratégias online para ele.
Até mais!