Blog Prolins

logo prolins

Existem muitas definições e a tradução para o português de forma literal não reproduz de fato o conceito de Inbound Marketing. Para simplificar, podemos dizer que é o novo marketing baseado um planejamento estratégico para atrair clientes de forma voluntária até seus produtos e serviços, construindo uma ponte de relacionamento com eles.

Origem

Em 2009 após o lançamento do livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando google, mídia social e blogs”, nos EUA, livro de Brian Halligan e Dharmesh Shah, o Inbound Marketing começou a ficar popular. Mas segundo Peter Druck, os princípios já são aplicados a mais tempo, desde 1999 com o livro de Seth Godin: “Permission Marketing”.

O fato é que depois da popularização das redes sociais e a diversidade de produtos on-line, o consumidor ganhou maior controle e poder sobre o acesso à informação onde ele passa o maior tempo do seu dia: na internet. Lá ele escolhe o que deseja ler ou assistir de uma gama infinita de possibilidades. E o que isso muda? Muda a forma como ele se relaciona com as marcas e as empresas. Agora, o cliente está menos suscetível a interrupções e intromissões com o único objetivo de venda. A antiga forma apenas publicitária perde espaço para um novo modelo onde é necessário gerar valor para o cliente e pedir permissão antes de entrar.

O novo comportamento do consumidor: O poder está nas suas mãos.

Hoje as pessoas primeiro pesquisam informações na internet sobre empresas, opções de produtos, opiniões de usuários, preços em ferramentas como o google, ou buscar informações em blogs e mídias sociais, onde passam boa parte do seu tempo. A maioria prefere ir atrás da informação no google do conforto do seu lar do que passar alguns minutos ouvindo um vendedor ou mesmo gastando seu tempo no trânsito. Diante dessa mudança no comportamento do consumidor e para aproveitar a oportunidade da internet a favor do seu negócio, como diz Dharmesh Shah em seu livro “você deve combinar a maneira como você divulga seus produtos com a maneira como você disponibiliza a busca e compra deles. E você faz isso através da direção que você dá ao Inbound Marketing.”

Para saber passo a passo de como operar uma campanha de inbound marketing, acompanhe nossa série: Como criar uma identidade para internet.

Até mais!