Você sabe exatamente o quais objetivos sua empresa deve alcançar ao longo do ano. Metas traçadas e bem definidas, chegou a hora de correr atrás daquilo que você deseja para o seu negócio: mas como fazer isso?
O mais importante agora é não permanecer no modo avião, com o sinal desligado para aquilo que fará a diferença na hora de atingir o seu objetivo. Quando uma organização possui uma meta, a empresa deve, como um todo, se orientar para essa finalidade, movimentando suas ações nessa direção. É nesse ponto que surge a estratégia, a ferramenta necessária e determinante para a concretização das suas metas.
Antes de montar o planejamento estratégico, é preciso estabelecer o plano de ação que lhe servirá como base. É nesse projeto em que estarão dispostas todas as informações necessárias sobre o objetivo traçado, permitindo uma projeção das decisões tomadas antes de serem colocadas em prática e garantindo a identificação e a correção de eventuais problemas. Nesse momento, traça-se também uma sequência de tarefas a ser cumprida para que a meta possa se concretizar sem maiores empecilhos.
Tendo essa base bem definida, é possível desenvolver a estratégia empresarial. O planejamento estratégico não apenas cria esse direcionamento para o objetivo, como também permite fazer projeções futuras, o que possibilita até mesmo tomadas de ações quando houver algum imprevisto. É ele que possibilita uma clareza sobre o futuro da organização, focando na melhoria contínua dos serviços e gerando um diferencial competitivo no mercado. Mas, apesar de todo o planejamento que uma estratégia pede ao ser gerada, é importante mantê-la flexível, considerando quais pontos devem ser ajustados ao longo do percurso.
Voltamos a reforçar: para atingir uma meta, a empresa deve estar sincronizada como um todo em prol da estratégia que levará a esse objetivo. Caso o sinal permaneça no modo avião, as metas não passarão de listas utópicas feitas em cadernos. Por isso, ligue novamente o seu sinal e mãos a obra!