O modo como empresas e consumidores se relacionam mudou: enquanto antigamente as grandes organizações corriam atrás dos seus clientes, bombardeando-os com propagandas e tentando persuadi-los com caríssimos anúncios em TVs e jornais, por exemplo, a configuração dessa relação se transformou nos dias atuais.
Graças a esse boom que a internet ganhou na última década, a forma de se fazer marketing ganhou novos contornos: agora, a preocupação das empresas não é comprar a atenção das pessoas, mas sim trazê-las para si, entendendo suas dores, sua forma de pensar e de sentir o mundo ao seu redor. O consumidor moldado pela internet quer ser compreendido, conquistado. Ele quer ter um relacionamento duradouro com a empresa que sabe oferecer soluções aos seus problemas.
É nesse ponto que surge o marketing digital, cuja base se molda sobre o conteúdo. Se a empresa não tiver um conteúdo relevante para oferecer, poucas serão as chances de conquistar esse consumidor que tem consciência sobre si mesmo e sabe exatamente o que está procurando. Na nossa série sobre como construir uma identidade na internet (você pode acessar ao primeiro post clicando aqui), conversamos um pouco a respeito de como criar o seu conteúdo para web nesta postagem.
Saber quem é o seu cliente e onde ele se encontra é o outro ponto dessa jornada. Não adianta você investir em várias redes sociais concomitantemente, coisa que demanda tempo e planejamento, se o seu consumidor se concentra no Instagram e no Facebook. Também não é de muita serventia usar as redes aleatoriamente, sem antes fazer uma análise das métricas das suas postagens e do que funciona ou não para o seu cliente. Meça os resultados, faça benchmarking com empresas que possuem efeitos positivos com marketing digital. Com esses dados, é possível ter um norte sobre o que fazer e como fazer.
Por fim, mantenha um canal de comunicação com o seu consumidor, com um site que o permita entrar em contato diretamente com a sua equipe. A cultura dos blogs e sites ainda é desprezada por algumas organizações, indo na contramão das tendências. Não faça isso. Investir num canal como esse, um terreno seguro que o consumidor se sinta mais perto do seu negócio, é um ponto positivo para o seu faturamento e para a criação de laços ainda mais fortes com o seu cliente.
O marketing digital é uma tendência sem volta, adequando-se a esse novo perfil de consumidor. Em 2015, a IAB Brasil constatou que o marketing digital cresceu 14% em território nacional, e as estimativas de crescimento não param. O vídeo abaixo mostra como esse processo ocorreu no Brasil:
Abrace essa nova forma de se relacionar com o seu cliente: garantimos resultados muito positivos.
Até a próxima!