Se traduzido ao pé da letra, overdelivery significa “entregar mais”. Essa tem sido uma das estratégias adotadas pelas empresas para fidelizar os seus clientes e, consequentemente, vender mais.
Vamos usar um caso bem simples para compreender este conceito. Imagine um e-commerce especializado em produtos de tecnologia. Ao entrar em contato com um serviço como esses, o comprador tem por objetivo adquirir um celular que o site em questão disponibiliza para venda. Ele não espera nada além de receber o seu pedido no tempo estipulado para entrega. Quando se pratica o overdelivery, no entanto, o cliente acaba recebendo algo além daquilo que foi prometido. Pode ser um cupom de desconto para uma aquisição futura, um cartão fidelidade, ou um brinde adicional que não foi anunciado no momento da compra – como um fone de ouvido ou um cabo extra para o aparelho.
Esse tipo de surpresa gera uma experiência impactante para o cliente, fidelizando-o ao seu negócio. O foco da prática do overdelivery é a satisfação máxima do consumidor, aumentando o valor dos produtos oferecidos pela sua empresa e, por consequência, o tamanho das suas vendas. É uma questão de usar a criatividade em prol do cliente, humanizando o serviço oferecido e criando uma competitividade saudável no mercado.
Na prática, o grande segredo é fazer o cliente em potencial não perceber o valor máximo do seu produto na hora do anúncio, o que aumenta as chances da surpresa no momento da entrega. É importante não prometer aquilo que não se pode cumprir; caso isso aconteça, as chances de gerar frustração são maiores, prejudicando inclusive a imagem do seu negócio. Por mais que o overdelivery seja uma maneira de gerar a satisfação total e a fidelização do consumidor, ele exige um planejamento bem realizado.
Pronto para começar a aplicar esta cultura no seu negócio? Então, use a sua criatividade e descubra maneiras de encantar o seu cliente. Faça os orçamentos necessários e espere pelos bons resultados. Garanto que eles não irão demorar.