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Pesquisas recentes a respeito da relação entre consumidores e smartphones forneceram dados interessantes. Atualmente, internautas se conectam mais à internet via mobile do que através do computador, tornando o acesso pelos smartphones superior e mais relevante para grandes empresas. Também se verificou que um usuário costuma checar seu celular até 150 vezes por dia, dedicando 89% do seu tempo aos aplicativos.

A nível Brasil, em 2016 constatou-se que 60% dos brasileiros já têm acesso à internet. Uma pesquisa feita pela Global Web Index revelou que o tempo médio do brasileiro acessando a internet através dos smartphones cresceu consideravelmente em três anos: enquanto em 2012 a estimativa somava 1.29 horas ao celular, em 2015 esse número subiu para 3.69 horas. Isso confirma outro interessante dado revelado em um desses estudos: 80% do tráfego brasileiro destinado às pesquisas vem através do celular.

E o que esses dados nos revelam? Ir atrás de onde o seu consumidor está é indispensável para o sucesso do seu negócio. Se o seu cliente está nos smartphones, usando-o mais do que o computador e mídias tradicionais como a televisão, você deve seguir o seu movimento. É nesse ponto onde entra a importância de um aplicativo para a sua empresa.

COMO UM APLICATIVO PODE AUXILIAR O SEU NEGÓCIO

Desenvolver um aplicativo para a sua empresa é se aproximar ainda mais do seu cliente, acompanhando-o aonde quer que ele vá e fazendo-o estar sempre em contato com o seu negócio. Isso, além de aumentar a visibilidade e o reconhecimento da sua marca, gera as seguintes consequências:

  • Um canal de comunicação direto e irrestrito com o consumidor: pesquisas já mostraram que os e-mails marketing nem sempre são lidos com frequência pelos usuários, enquanto as mensagens push, enviadas por aplicativos, têm uma taxa de abertura de 97%. Estimativas mostram que, em média, uma pessoa é submetida a mais de 3.000 mensagens publicitárias por dia, o que torna a competição entre empresas mais acirrada. O aplicativo ameniza isso, gerando um cartão de fidelidade e promovendo uma comunicação eficiente, pois permite que os clientes estejam sempre por dentro de novidades e promoções do seu negócio, sem que necessariamente procurem por estas.
    Além disso, um canal de comunicação eficiente estreita o relacionamento com o cliente, gerando valor ao seu negócio à medida que o aplicativo vai sendo usado.
  • Redução de custos operacionais: colocando o aplicativo à disposição do cliente, os custos operacionais da sua empresa são reduzidos. Por exemplo: o nosso produto, o MedTree, permite que o consumidor realize seus agendamentos através do celular e imprima a sua senha automaticamente, evitando que este se desloque ao local do atendimento para fazer essa atividade e que atendentes o façam por ele. É o tipo de serviço que traz comodidade ao cliente, gera produtividade para a equipe e também ajuda na fidelização do consumidor.
  • Fortalecimento da marca: à medida que o seu cliente vai utilizando o seu aplicativo, sua marca estará cada vez mais fixa na cabeça dele, tornando o reconhecimento e o fortalecimento dessa mais fácil. Outra vantagem é a capacidade de sincronização entre aplicativo e redes sociais, o que facilita a difusão virtual do conteúdo. Conforme o consumidor compartilha o seu conteúdo nas redes sociais, mais a sua marca é exposta e mais clientes poderão chegar ao seu negócio. Essa é outra vantagem para sua empresa se destacar na concorrência.
  • Compreendendo melhor o seu cliente: enquanto seus consumidores utilizam o seu aplicativo, fica mais fácil traçar um padrão deles. O uso direto do aplicativo fornece dados que somente redes sociais não conseguem transmitir em sua totalidade, como padrões de consumo. Quanto mais você compreende o que o seu cliente quer, mais direcionadas ficam as suas ações.

Desenvolver aplicativos é uma forma de tanto pequenas como grandes empresas conseguirem se aproximar de seus clientes com mais eficiência e comodidade. No entanto, tal ação gera custos operacionais que precisam de análise antes de serem postos em prática. Acima de tudo, é necessário planejamento e um minucioso estudo de caso para observar a viabilização do projeto. Se o resultado for positivo, caia na era digital sem medo. Garantimos que seus resultados serão bastante satisfatórios.