O setor financeiro está cada vez mais integrado ao mundo virtual, o que pode
dificultar o acompanhamento das inovações e abrir espaço para fraudes. De
acordo com uma recente pesquisa da Radar Febraban, cerca de 36% dos
brasileiros já foram vítimas de golpes ou tentativas de fraudes financeiras. São
dados alarmantes, que precisam ser contidos e amplamente discutidos.
Colocar luz no tema é fundamental para prevenir que mais pessoas sejam
prejudicadas, pois todos, sejam indivíduos ou empresas, estão suscetíveis a
esses golpes, o que reforça a importância do entendimento e vigilância.
As tentativas de fraude podem acontecer de diversos meios: ligações
telefônicas, SMS, por mensagens instantâneas por aplicativos de mensagens e
redes sociais (WhatsApp, Telegram, Instagram, entre outros).
Algumas ações simples podem ajudar a prevenir esses golpes, como ativar a
verificação em duas etapas para acessar seu e-mail, aplicativos de mensagens
e redes sociais; criar senhas fortes, evitando sequências de números ou
aniversários de familiares; não clicar em links desconhecidos; ligar para quem
solicita ajuda financeira, preferencialmente via vídeo; e não armazenar senhas
ou informações importantes no bloco de notas do celular ou computador. As
transações financeiras devem ser sempre revisadas.
Outro golpe comum é a solicitação de senhas, tokens e códigos de ativação.
Nenhuma instituição financeira pede tais dados e atualizações cadastrais não
pedem senha. Para compras online use cartões de crédito virtuais, evite
habilitar nos sites físicos, e se possível pesquise sobre a empresa. Nunca
forneça senhas ou dados pessoais em canais não oficiais das instituições
financeiras. Ofertas incomuns, com preços muito abaixo do mercado,e em empresas desconhecidas, que solicitam urgência no pagamento é outra
estratégia para roubo.
Se, mesmo com todas as precauções, você se tornar vítima de um golpe, é
importante fazer um boletim de ocorrência, contatar a instituição financeira e
registrar tudo, incluindo prints de tela, protocolos e chaves do pix. Sobretudo,
manter-se informado sobre as possíveis fraudes deve ser interesse de todos,
pois é a primeira forma de defesa que nós temos.